quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um amor com 30 dias

Algumas coisas aconteceram pela primeira vez aqui em casa.

. Raquel dormiu 5h seguidas em uma noite, amém irmãs!

. Eu saí pela primeira vez sem ela. Posso dizer que foi uma mistura de liberdade com cativeiro. Não sabia exatamente se estava me sentindo bem ou se estava muito preocupada. Liguei pelo menos 2x pra casa, fiquei menos de 3h fora, fui no supermercado. No final das contas ela nem acordou enquanto eu estava fora. Foi lindo.

. Raquel se acostumou a dormir balançando. Ferrou geral?! hahahaha Mas é tão lindo ela brigando com o sono e reclamando depois de estar com a barriga cheia e aquecida. Daí ela chora, bate o queixinho querendo um colinho pra dormir. E eu, como fico? Com dores nas costas mas cheia de amor pela minha pequena. A vovó também sofre junto comigo, mas não basta ser vó, tem que participar hahaha.

. A pequena se adaptou bem ao leite e está enamorada e cheia de dobrinhas. Ô época boa essa quando as dobrinhas são o supra sumo de uma menininha.

E dia 24/09 a pipoca fez um mês de vida. Confesso que foi um mês conturbado, acho que ainda estou traumatizada com os primeiros dias, mas também não consigo mais imaginar a vida sem essa pipoca linda da mãe. Os olhos dela estão cada vez mais claros, agora de cinza, estão azulados bem claros. Ela já acompanha com os olhos quando falamos com ela e já emite alguns sons, quando reclama e quando conversamos. É muito orgulho dessa mãe aqui.

Passamos 3 noites seguidas cuidando uma da outra, sem a vovó por perto. Me senti super cansada, mas foi muito bom. O papai ajudou muito, aliás, tenho que fazer um post sobre esse papai babão.

Às vezes ainda me pego pensando em como é possível um bebê tão lindo e pensando em como vai ser daqui pra frente, como vamos continuar dependentes uma da outra, como vamos ser cúmplices... Não vejo a hora.

Uma foto do mêsversário da pequena. Minha mãe fez um bolo pra comemorar.

primeiro mês!

minha cara gorda e a gordinha

A família feliz

Armengues para um sapato caber num pezinho.

Primeira ida à Igreja

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Volta à pediatra e algumas questões sobre o leite

Eu estava pensando em postar as fotos que fiz da Raquelzinha da mamãe, mas faço outro post depois e posto algumas. Hoje estou mais afins de conversar com vocês e abrir o coração (de novo) e deixar vocês à par dos nossos progressos, afinal vocês me deram muita força nos perregues que tenho passado, então nada mais justo...

Na verdade estou bem feliz hoje, bem mais animada!! Há momentos em que a Raquel mama no peito e isso a sustenta por até 2h!!! Tudo bem que sustenta ela dormindo, não muito longe de uma mamada de LA, mas oi, pra quem não conseguia manter a bebê dormindo nem por meia hora só com o peito, considero uma vitória.

O leite tem vindo, achei que o peito direito tinha secado completamente, mas não, ele tá aqui, guerreiro, doído, muito doído, e fabricando lindamente. Pouco, mas ainda fabricando. Ordenhei ontem com a bombinha manual da Lilo mas nem consegui 10ml, saía gotinhas dos dois, desencanei com essa histórioa de ordenha, não é pra mim, fazer o que?! Não tenho leite ou peito suficiente pra isso, então deixa que a pequena suga o que precisa.

Por falar em sugar, as mandingas que tenho feito pra ter leite devem estar dando mesmo certo. A concha tem enchido mais e a pequena, que estava acostumada a sugar com muita força pra sair leite, agora tem vezes que se engasga com o leite, por puxar muito forte. Será que isso é bom sinal?

Hoje fomos na pediatra por conta de ter aparecido umas pintinhas na Raquel e também estava preocupada por que ela está gofando algumas vezes depois da mamada e sempre com soluço, muito soluço depois que mama. A médica disse que está tudo bem com a pequena, cresceu 3cm (também, agora ela dooooorme!), engordou 620g, tudo isso em 15 dias. Nossa, foi lindo hoje. Estamos usando o Aptamil 1 que no começo fiquei na dúvida se tinha dado mesmo certo pra pipoca, mas agora ela parece estar se dando bem então, continuaremos. As bolinhas no rosto são por muito contato com roupa e talvez por muitos beijinhos que a pequena esteja ganhando. Bom, vamos noc controlar, não sei como, mas vamos hehehe.

Sobre o leite, é fato que estou um pouco mais tranquila. Algumas questões me estressam aqui em casa, algumas coisas que depois, quem sabe um dia, conto sobre, mas decidi ligar o (palavra feia que tem tudo a ver com o momento) e estou deixando de lado para me concentrar na minha pipoca e no nosso momento. Se o leite secar, acho que estou psicologicamente mais preparada, se ela largar (o que eu duvido que aconteça por um tempo), também estou mais preparada. Vamos ser práticos e deixar as neuroses para pessoas com tempo e que conseguem dormir uma noite inteira. Então decidi ocupar minha cabeça com trabalho, trabalho com a Raquel, trabalho em casa e meus clientes que estão me azucrinando por orçamentos e querendo saber quando eu volto das férias prolongadas.

Bom, acho que minha cabeça está melhor, só espero não ser uma melhora passageira.

Mas eu queria perguntar pras meninas que fizeram cesárea. Quanto tempo depois da cirurgia vocês começaram a cuidar da casa, fazer almoço e lavar roupas? É que eu meio que estou precisando assumir minha casa e o quanto antes eu fizer isso, melhor pra minha saúde mental hehehehe.

Beijos e obrigada mais uma vez. Próximo post com fotos da Raquelzinha, prometo!

domingo, 16 de setembro de 2012

Minha pequena tem mais de 20 dias!

E eu nem acredito que 23 dias já se passaram. Passaram rápido? DE JEITO NENHUM!!! Foram os mais longos dias da minha vida, eu nem tenho muita noção do que aconteceu em que dia, já que tudo fica meio misturado com as madrugadas, com os choros e os risinhos involuntários. Mas a cada dia que passa consigo identificar progressos e tranquilidade. Uma luzinha no fim do túnel?! Não chega a ser tão desesperador assim.

Hoje já consigo lidar com tudo, ou pelo menos quase tudo, com um pouco mais de calma e tranquilidade. Já consigo acalma-la quando está desesperada, até episódios de cólicas já enfrentei melhor do que mina mãe que se desesperou um pouquinho com o chororô desesperado da pequena. Eu, por incrível que pareça, me mantive firme e forte, derramei algumas poucas lágrimas depois que passou tudo e me senti bem confiante.

Dias melhores virão, tenho certeza, mas por hora, os que temos tidos estão sendo muito bons se comparados aos iniciais. Cada dia me apaixono mais pela pipoca e me pergunto se darei conta. Sei que darei, mas se não houvessem essas incertezas eu não seria mãe, certo?!

Drops da Raquel:

- A pipoca já acompanha as pessoas e as vozes com os olhos. Me encara quando dou de mamá e parece que sabe quem sou eu. Será?!

- Já se vira toda no berço. Sábado a coloquei de bruços dormindo e ela acordou, ficou quietinha brincando com as mãozinhas e se entretendo com o pescocinho durinho dela. Daí a minha sogra que estava babando a pequena enquanto eu fazia alguma outra coisa, ficou impressionada com ela saindo do lugar e dando um giro de 180 graus no berço. Menina precoce!!!

- Teve um episódio  violento de cólica sexta e eu morri do coração com o sofrimento dela. Achamos ser do leite que mudamos. Ela estava tomando Nan Pro1 e mudamos pro Aptamil 1, achando que melhoraria o intestino dela, mas não foi bem assim. Ela solta puns altíssimos e não conseguiu evacuar ainda. É provável que voltemos ao Nan.

- Dormiu, ou melhor, está dormindo sua primeira noite no berço. Claro que estou na sala, ligadona a todos os movimentos, insônia mode on, mas está sendo lindo vê-la toda mocinha no quartinho que preparei com tanto carinho.

Por enquanto é isso... Volto logo!
Beijos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Raquel volta ao pediatra e...

E ela engordou!!!

Não, eu preciso documentar isso: A bebê é uma nova bebê!! Gente, não sabia que tinha como me apaixonar ainda mais por essa pequena. Parece que finalmente estamos nos entendendo.

Hoje fomos ao pediatra para ver como ela reagiu ao leite. Ontem ela fez um cocô estilo bomba super explosiva! Após a pesagem, vimos que engordou 200g em 4 dias, já até tem umas bochechas bem gostosas e todo aquele chororô que não deixava nem eu e nem ela dormir, acabou. Hoje ela chora mesmo só na hora do banho, por que precisa lavar a cabeça. Fora isso são resmungos baixos, um chorinho aqui e outro alí quando tá na hora de comer. Dorme 3h seguidas e já fica acordada sem chorar, olhando as mãozinhas, acompanhando a gente com os olhos, imitando a gente falar com a boca. Uma coisa fofa demais!

O leite foi introduzido e ela pegou muito bem, estamos começando a entrar numa rotina. Meu leite não sei como ficará, mas Raquel mama sempre antes do complemento e não largou o osso de jeito nenhum!! A enfermeira do posto disse que a minha falta de leite é emocional e eu concordo com ela, esses 15 dias foram muito complicados e muito estressantes, tanto por conta dos perrengues com a Raquel como com outras coisas que aconteceram por aqui, mas enfim... tudo já se passou e estou bem mais tranquila e se tudo der certo, logo ele volta com tudo. Mas se não der também, que a pequena fique com o consolinho com a mamãe e a nutrição com a mamadeira, fazer o que?!

Agora a questão é o leite. Ontem a Raquel fez um super cocô depois que começou a tomar o Nan, foi literalmente uma cagança superior! huahauahuahau Mas andei pesquisando e me parece o tal do Aptamil é muito bom. Será?! Alguém já testou por conta própria? Pergunto pro pediatra? Estou pensando em terminar essa lata de Nan pro1 e testar o Aptamil, alguém tem algo a declarar?

Vamo que vamo e força na peruca, tudo vai dar certo no final das contas.

domingo, 9 de setembro de 2012

Os 15 primeiros dias...

E a Raquel nasceu dia 24/08, com 50,5cm e 3,690kg. Toda inchadona, toda fofona, cheia de dobrinhas e com a guela abençoada!

Minha cesárea foi super tranquila, ela nasceu às 14:17, muito cabeluda. Minha recuperação está sendo linda! Quarta dia 12 já vou tirar os pontos e começar a ganhar o mundo! hahahaha

Então tudo está lindo no mundo de Alice, Silvio?

HAHAHAHAHA!

Tudo começou na segunda noite no hospital, onde eu e o marido ficamos sozinhos com a bebê mais fofa e tranquila do mundo. (HAHAHAHA!). Eis que nos trocaram de quarto para um muito pequeno com a desculpa de que o banheiro do outro havia quebrado. E não era somente o quarto pequeno seu Silvio, a cama era minúscula! E eu, operada, tendo que alimentar uma bebê esfomeada, não conseguia sentar com as pernas esticadas por que a cama era curta demais, minhas pernas não davam. Oi, eu só tenho 1,70cm de altura, imagina as mulheres gigantes que têm por aqui como que ficam?

Tem mais coisa? Tem sim sr. A bebezinha mais calma e fofa do Brasil se transformou numa devoradora de peitos doídos com calos de sangue e não dormiu a noite toda! E pra melhorar, tinha um ar condicionado desgraçado de barulhento que ressecou toda a bebê e fez com que ela passasse a noite acordada querendo mamar mas a respiração estava muito ruim. Eu achava que não tinha leite (colostro), já que ela não se contentava com nada e nem dormia, mas as enfermeiras iam lá e diziam que eu tinha muuuuito colostro. Ok, então explica pra ela isso.

Na manhã seguinte, a médica já havia me dito que ia me dar a alta, só faltava o pediatra vir. Céus, esse pediatra nunca chegava. Quando chegou, olhou ela, disse que estava perfeita e linda e podíamos ir. Todos comemora. Mas cadê que ninguém achava o papel da minha alta? Seu Silvio Santos, que inferno é esse que estou vivendo?

Chegamos em casa, fecha tudo e vamo dormir. Chega visita no final do dia. Oi, mãe acabada, filha dormindo e eu acordada pensando no tempo que estava perdendo hahaha.

Depois disso foi uma seqüência de acontecimentos nos últimos 10 dias que me fizeram chorar muito, me culpar muito e me resolver como mãe.

Raquel chorava inconsolavelmente quando saía do peito, voltava pro peito, dormia no peito, arrotava, chorava, voltava pro peito, dormia no peito, arrotava, chorava, voltava pro peito... Pense num flagelo humano. Essa era eu. O marido ficava desesperado tentando me acalmar, eu desesperada tentando acalmar ela e ela desesperada, tentando mamar. O leite desceu com 3 dias de nascida e tudo continuou do mesmo jeito.

Fomos fazer o teste do pezinho, tudo lindo, a bebê mais tranquila do mundo, dormiu a tarde toda, depois disso, chororô a noite/dia/noite toda... Tivemos que pedir pra minha mãe vir dormir aqui em casa, por que eu não estava conseguindo imaginar passar mais uma noite se quer sem ela aqui. Tava virando pânico. Tudo era cogitado. Refluxo? Dor de barriga? Gases? Pra completar, ela não evacua com freqüência, estava de 3 em 3 dias. Só podia ser isso, Seu Silvio, a menina tava trancada e precisando liberar o material coletado!!!

Então eis que quarta, dia 05/09 chegou. Tínhamos consulta com 2 pediatras. Um no posto de saúde, super recomendado, e outra particular, super recomendada tbm. No primeiro lá fomos nós. 5 minutos de atraso. Dona Raquel, não pode atrasar que pega o horário dos outros amiguinhos. Ok, desculpa seu pediatra. Amarelinha, tudo bem, mas já está passando, coloca ela no sol só de fraldinha, mãe, mesmo que esteja frio, coloca dentro de casa com a janela aberta. Choro inconsolável, não se acalma, não dorme (nem eu) e olheiras numa bebê, o que pode ser doutô?

Vamos pesar. Dá de mamá. Mas o que é isso? Cadê teu leite, mãe?

Como assim cadê meu leite? Tá aqui, não tá vendo? Tem até um pouco na concha.

Ela perdeu peso ao invés de ganhar, teu peito tá murcho em comparação ao que deveria estar. Você não tem leite suficiente pra demanda dela. Esse é o problema, FOME!

Como assim não tenho leite, seu Silvio Santos? Me diz como que uma mulher não tem leite??? E as campanhas de amamentação dizendo que toda mulher tem leite, que é um dever alimentar seu filho e blablabla? Médico passa remedinho pra mãe produzir mais leite e diz que se bater o desespero, dar LA pra pequena e volta aqui segunda pra avaliarmos. Dona Raquel deve 300g para o médico até segunda.

O que????? Dar  leite artificial pra MINHA filha? NUNCA! Sai desse corpo que não te pertence leite do mal. Fomos na farmácia comprar uma chuquinha e uma bombinha. Eu ia ordenhar e dar o tal complemento com meu próprio leite pra minha filha, ia mostrar a esse pediatra quem não tinha leite aqui.

À noite fomos na outra pedi. A mesma história. Mas o que é isso? Complô dos pediatras de Florianópolis contra mim? Vou ordenhar quando chegar em casa e vocês vão ver o que é bom pra tosse.

Doce ilusão. Chegando em casa, bombinha nos peitos e.... uma, duas, três gotinhas de  cada peito. Foi isso o que eu consegui tirar dos meus seios cheios de leite e na hora eu liguei pro marido e pedi pra comprar o leite do mal, minha filha estava mesmo passando fome!!!

Fui no inferno e voltei várias vezes. Lutei contra todos os meus instintos e ideias formadas, odiei a todas as minhas amigas que não me informaram sobre esse tempo terrível de adaptação, me odiei por não ter leite, por não ter percebido que minha bebê não dormia pq estava com fome, por não ter feito nada antes... E nessa noite Raquel dormiu 3h seguidas depois de quase 2 semanas sem dormir direito.

Hoje estamos alternando entre leite materno e LA, ainda tomo o remédio, mas tem momentos em que ela luta com o peito, tentando tirar alguma coisa de lá, mas nada sai. Não choro mais por causa disso, as lágrimas secaram junto com a esperança de só alimenta-la com LM por hora, mas a esperança de que coloca-la no peito, mesmo quando não tiver muita coisa, vai ajudar a consola-la, a estreitar nossos laços e a ajuda-la a ficar forte e quem sabe, estimular o suficiente para que eu tenha leite para continuarmos assim por um bom tempo existe. Vamos ver como vai ser.

Mas por hora, só tenho a agradecer que existe outros meios de alimenta-la. Ela hoje é um bebê diferente do que era há 4 dias atrás, ela dorme, ela está mais calma e chora mais baixo e dorme, já disse isso, né?! ela dorme! Só não está fazendo cocô ainda, mas vamos no pediatra amanhã ver isso. Mesmo com toda água de ameixa que eu tenho tomado, ela anda presa. Vamos ver no que vai dar.

Bom, não quis fazer um relato de parto, não tenho muito o que contar, foi uma cesárea e pronto, mas esses 15 dias... mães despreparadas do meu Brasil, aconteceu comigo, pode acontecer com vc ou não, mas se prepare para um período de adaptação que é problemático. Cada um com o seu, mas ao mesmo tempo, é lindo! Sinto saudades dela quando está dormindo, é loucura?

Não, é amor demais!!