sexta-feira, 22 de junho de 2012

O famoso pacote GLAMOUR da gravidez

Imagem daqui

Sempre escuto falar sobre o tal pacote glamour da gravidez e me identifico em muito! É realmente lindo e mágico estar grávida, estou amando cada dorzinha (nem tanto, vai), cada centímetro da barrigona, cada mudança no meu corpo, tudo é mágico, tudo é novo. Sentir a pequena mexer é lindo, identificar os momentos em que ela está mais agitada e perceber quando ela se acalma com uma musiquinha ou simplesmente com o som da minha voz, isso não tem preço, com certeza. Mas vamos combinar que toda esse estado de graça vem acompanhado com seus momento nada glamourosos.


Vamos começar?


O que falar do começo da gravidez? Lembrando que estou falando do MEU pacote glamour, cada gravidez é diferente e cada uma sofre - ou não - com suas mazelas. O meu início de gravidez foi um terror! Eu me sentia doente, não grávida. Uma bolinha crescendo na barriga que não definia se você estava grávida ou gorda, as roupas se perdendo uma a uma, a barriga não era grande o suficiente para comprar roupa de gestante, mas também não era pequena o suficiente para caber nas suas roupas normais. Tanto vômito, tanto vômito! De onde vinha aquilo tudo? Nem água parava! E as pessoas dizendo: Calma, vai passar... Mas você só pensava: Eu vou morrer, eu vou morrer!


Mas passou o primeiro trimestre... E com ele os enjoos. Na verdade o meu passou só depois da 16ª semana, mas tudo bem, eu estava me sentindo relativamente ótima. COMIDAAAAA!!! Você parece uma esfomeada que estava em um programa de sobrevivência nos últimos 4 meses. E sim, você devora tudo na sua frente. Então acontece a consulta na GO, aquela do mês, sabe?! Pra ver se está tudo nos conformes, coraçãozinho do bebê, crescimento da barriga e... se pesar! O quê???? WTF??? 5 QUILOS em UM mês? Não não, me pesa de novo!! Isso tá errado! Mas era isso ae, sua gorda!


Daí você tem que se decidir. Entra em abstinência dos doces, pães e afins ou abraça o capeta. Bom, eu fiquei no meio termo. Decidi que se eu penei tanto pra engravidar, penei mais um tanto no começo da gravidez, então não era certo eu me privar de coisas que eu tinha vontade de comer, mas também não ia chutar o pau da barraca como tinha feito antes.


Isso passa, mas você ainda fica com aquela dor no coração, aquela pulga atrás da orelha, e quando se olha no espelho não vê a grávida poderosa e maravilhosa que você sempre pensou que veria quando engravidasse, você vê uma porquinha, gordinha, redondinha, tudo no diminutivo e bem fofinho, por que é trágico, mas é lindo.


E a barriga cresce! E cresce! E as pessoas perguntam se não é dois e até você vai pro ultrason aguardando o momento em que vai ouvir um ôooops... da médica. Mas não, um bebê, que já é teu orgulho e você se apaixona cada vez mais e quando chega em casa vê o vídeo novamente e chora por que na hora lá na clínica você estava preocupada demais em saber se tudo estava bem para pensar na emoção. E chora de novo se achando uma insensível por que não chorou na hora e chora por que suas costas doem e chora por que o marido não está te ouvido chorar e por isso ele é um ogro e não te dá atenção e chora... Céus, de ontem sai tanta lágrima? Canal lacrimal vira um rio lacrimal.


E o que falar dos exames? Furada todo mês, plano de saúde vindo cada vez mais alto para aquelas que têm co-participação, ops, tem um exame que não estava no script, isso mesmo querida, abaixa a calça e sobe na maca. Céus!! Faz tempo que eu não consigo ver como andam as coisas lá embaixo!!! Tudo um verdadeiro glamour!


Haaaaaaaaaaa.. não podemos esquecer das vezes em que seu coração acelera e seu tímpano parece que vai explodir, mas é normal.. coisa da gravidez. Xixi? Não faça esforço nem para tossir, ou espirrar ou mesmo dar uma risada mais animada! Isso mesmo, ele pode escapaaar!! Ninguém nunca te disse isso? Fique sabendo agora.


A sua paciência aumenta, ou não, depende do momento e o objeto de atenção. Você desenvolve novos dotes e esquece os antigos. Fica mais lenta, beeem mais lenta. Por recomendações médicas, mas também por competência, ou a falta dela...


Mas então você senta na sua mesa no trabalho e vai escrever esse post e sente aqueles remelexos, aqueles soquinhos lindos e aquelas ondas gostosas, você deita na cama à noite e conversa com sua pequena dizendo que é hora de dormir e não fazer bagunça, você chega em casa e vê como ela fica alvoroçada quando escuta a voz do papai e nem lembra mais de quão cansada, quão gorda e quão pesada se sente. Você senta no sofá e vai conversar com ela e a vê respondendo e se pergunta como poderia pensar em outra coisa? Esse sim é o verdadeiro pacote glamour da gravidez, todas as sensações e emoções sentidas, todas as paranoias adquiridas, todos os medos e incertezas da chegada de uma pessoa que dependerá somente de você para tudo, que vai v irar sua cabeça de ponta cabeça e mesmo assim, você não vê a hora.


É muito amor, é muito glamour!

Um comentário: